A Copa Sul de Futsal vai reunir quatro clubes entre os dias 23 e 26 de novembro, em Foz do Iguaçu. Além da equipe anfitriã, o Foz Cataratas, o Paraná será representado pelo Marreco. Santa Catarina e Rio Grande do Sul estarão em quadra através de Joaçaba e Santiago, respectivamente.
Em entrevista ao Jornal de Beltrão, o superintendente da Federação Paranaense de Futsal (FPFS), Luís Henrique Antonievicz, explicou os critérios para a escolha por Marreco e Foz. “As vagas seriam de Operário Laranjeiras e Umuarama, campeão e vice da Taça FPFS de 2021, mas os clubes abriram mão. Então, nós seguimos a classificação final do ano passado e fizemos os convites”, explicou.
O Operário, de Laranjeiras do Sul, não quis participar por falta de calendário e pelo alto custo, segundo o supervisor do Rubrão, Emerson Melati. “Tem um investimento de hotel e alimentação”, diz. A questão financeira também seria a causa da recusa do Umuarama.
Em Santa Catarina, conforme o supervisor do Joaçaba, o clube herdou a vaga do Blumenau (SC), terceiro colocado no estadual do ano passado. “Abriram mão por problemas financeiros e a Federação convidou a gente, já que ficamos em quarto.”
O Santiago jogará pelo Rio Grande do Sul. De acordo com a Federação Gaúcha, a equipe é a atual campeã sub-17 e por isso foi indicada.
Vaga na Supercopa
Luiz Sérgio Lavarda, diretor-executivo do Marreco, disse que, apesar do torneio não ter premiação em dinheiro, a possibilidade do campeão herdar vaga na Supercopa de 2023 – que por sua vez dá classificação para a Libertadores – é a grande motivação do clube. “Não era pra essa competição sair. Um acúmulo de jogos, partidas acumuladas, mas a Federação Paranaense conseguiu. É importantíssima, pode dar uma vaga na Supercopa. Não havendo outras competições, a Copa Sul seria uma das portas. Oportunidade para disputar mais um título.”
Formato de disputa
Organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), a Copa Sul será disputada em turno único. Após três rodadas, avançam para a final os dois primeiros colocados. O campeão será conhecido no dia 26 de novembro, um sábado.
1ª rodada – Quarta-feira – 23/11
- Santiago (RS) x Joaçaba (SC) – 18h30
- Foz Cataratas x Marreco – 20h15
2ª rodada – Quinta-feira – 24/11
- Joaçaba (SC) x Marreco – 18h30
- Foz Cataratas x Santiago (RS) – 20h15
3ª rodada – Sexta-feira – 25/11
- Marreco x Santiago (RS) – 18h30
- Foz Cataratas x Joaçaba (SC) – 20h15
Final – Sábado – 26/11