A parceria entre Marreco Futsal e Amadeu foi boa para ambos. Desde agosto de 2020 no time de Francisco Beltrão, o jogador foi um dos destaques das últimas temporadas. Por outro lado, foi através deste bom desempenho que o atleta voltou a ser convocado pela Seleção do Azerbaijão.
De 2020 até 2022, Amadeu anotou 55 gols pelo Verde-preto. Ele diz que a passagem por Francisco Beltrão foi fundamental para que, em outubro, fosse convocado para a Seleção do Azerbaijão após quatro anos. “Cheguei na pandemia. Tava tudo parado. O clube passava por uma reestruturação, mudanças que vinham sendo feitas, contas a pagar. Aceitei o desafio, cheguei um pouco pesado, porque estava parado há quatro meses, mas deu tudo certo. Consegui voltar pro mercado, porque já tava fora do país há 10 anos.”
Após o fim da Copa Sul, o fixo está de mudança para o Leste Europeu. Ele vai jogar no Araz Naxçivan, da Liga Azarbaneja. O atleta foi procurado pela diretoria para renovação. Também recebeu propostas de Praia Clube (MG) e São Lourenço (SC). “Me procuraram, mas eu já havia acertado lá fora. Não tinha como negar, porque o dólar tá muito alto e tem a chance de classificar pra Copa do Mundo.”
Entre as três temporadas em que atuou no Arrudão, ele escolheu a atual como a melhor. “Acredito que fui um dos destaques deste ano, graças à diretoria, ao presidente e à torcida. Gosto muito do clube e amo a cidade.”
Aos 32 anos, Amadeu afirma que pretende atuar por mais cinco. Depois de se aposentar, planeja morar em Francisco Beltrão e abrir um negócio. Para concretizar o plano, já comprou terreno no município.
“Depois do Azerbaijão, se eu voltar a jogar no Brasil, quero que seja no Marreco. Minha esposa se encantou pro Beltrão. As pessoas nos tratam muito bem. Vizinhos, amigos…a creche que meu filho estuda é maravilhosa.”
Amadeu com a esposa Enilda, a “Mimi”, e os filhos Maria Isa e Daniel. Fotos: Neto Cajaíba.