Em 2010, o Cresol/Marreco Futsal disputaria pela primeira vez o Campeonato Paranaense da Série Ouro. Vislumbrando fazer um bom trabalho na competição, a diretoria se empenhou para trazer um dos principais goleiros do futsal brasileiro. Sérgio Ernesto Barbosa da Silva, ou somente Barbosa, chegou com um grande currículo e era conhecido por ter defendido, principalmente, o Internacional de Porto Alegre.
Barbosa, que é natural de Viamão-RS, trouxe experiência, conhecimento e muita categoria embaixo das traves para o clube beltronense, e, com poucos meses de clube, já cativou o torcedor.
Seu currículo o favorecia muito para receber o carinho e a confiança do torcedor, pois com a camisa do Internacional de Porto Alegre, Barbosa sagrou-se Campeão da 1° Liga Futsal (1996), Campeão Mundial de Futsal (1997), Vice-Campeão Intercontinental de Futsal (1997), Bi-Campeão Gaúcho (1998 e 2000) e Campeão da Taça Brasil de Clubes (1999).
Como atleta, ele defendeu o Marreco Futsal de 2010 até junho de 2015, quando após a saída do preparador de goleiros Márcio, resolveu aposentar-se como jogador e virar preparador de goleiro da equipe, e cargo que exerce até hoje. "Meu primeiro treino como preparador aconteceu em 8 de junho de 2015. Lembro até hoje como ocorreu, tenho um caderno onde eu anoto cada treino realizado", afirmou Barbosa.
No clube, Barbosa conquistou a Taça Jorge Kudri em 2011, ano também onde a equipe sagrou-se Campeão dos Jogos Abertos do Paraná. Já em 2012, ele ajudou a equipe a conquistar o vice-campeonato da Liga Sul de Futsal. Seu último título como jogador foi em 2015, na disputa da 1° Taça Sudoeste de Futsal, realizada em Francisco Beltrão. Além da cidade e dos torcedores terem recebidos Barbosa de braços abertos, ele também resolveu abraçar a cidade de Francisco Beltrão, pois foi onde conheceu sua esposa Kelli Zanette, com quem casou e firmou residência na cidade.
Em 2024, Barbosa completa 9 anos à frente do Departamento de Goleiros do Marreco Futsal. Quase uma década de muito trabalho e dedicação na função que exerce desde 2015.
"Nesse 9 anos, onde passaram diversos goleiros, sou muito feliz por todos terem comprado a minha ideia de trabalho, onde pude passar tudo que eu vivenciei como atleta e a minha metodologia de trabalho que eu preservo e vejo como o trabalho ideal para um goleiro", completa Barbosa.
Texto de Diego Dalla Costa, publicado em 2018.