Todos os dias, antes de qualquer treino do Cresol/Marreco no Arrudão, tem que ter o tradicional peladão. A brincadeira virou rotina no clube, pois é uma partida de futsal em que o atleta só pode fazer gol de cabeça e dentro da área. Mas os jogadores vibram muito com os gols.
No começo do ano, sempre tem a movimentação do mercado da bola. Os dez jogadores que ficaram do ano passado já tinham lado definido na pelada. Mas os seis novos nomes foram escolhidos ontem. A partir de agora, ninguém mais muda de lado durante o ano.
“Agora a gente separou os times e explicou as regras para os novos jogadores. Se essa pelada não sai antes do treino, eles ficam emburrados. Depois, o treino fica até mais leve”, comenta o preparador físico do Cresol/Marreco, Hernandes Freitas, que é sempre o juiz na partida. “E precisa ter juiz, porque eles vivem reclamando. A brincadeira é levada a sério, eles fazem apostas e, no fim do ano, quem perder tem que pagar”, completa.
Novatos
Dos novatos, três se deram bem ontem, pois ficaram no time que venceu por 2 a 1: o goleiro Gaúcho e os pivôs Rafinha e Dener. O ala Bateria, o fixo Éder e o goleiro Brunno ficaram no time perdedor. Como dizem na gíria do futsal, “não ficharam certo”.
“O divertido aqui nessa pelada é a cornetação”, diz o ala Guina, que ontem não pôde jogar porque ainda se recupera de uma cirurgia no joelho. Dentro de 20 dias, ele deve voltar a treinar. No banco de reservas, ao lado do técnico Baiano, Guina ficou tirando sarro dos companheiros. “Cara, não dá pra jogar com o Fuzo, ele é muito ruim na pelada. O Dener chegou agora e parece que tá de calça jeans. Sem contar que tem que cruzar rasteiro pra ele alcançar a bola”, disse Guina, ‘elogiando’ os companheiros, entre risos.
E nem os integrantes da comissão técnica ficam de fora da pelada. O preparador de goleiros, Sérgio Barbosa, ficou no time vencedor de ontem. “Nosso time sempre ganha. Vai anotando aí os placares do ano e vamos ver quem vai pagar a aposta”, brinca o ex-atleta, que está indo para a sua nona temporada com a camisa do Cresol/Marreco, sendo seis como goleiro e o restante na comissão técnica.
Ontem a pelada estava desfalcada, porque Guina e Quinzinho estão no departamento médico e o ala-esquerdo Richard ainda não se apresentou, por conta de compromissos particulares.
Adolfo Pegoraro – Jornalista no Jornal de Beltrão e da Rádio Educadora AM